quarta-feira, janeiro 02, 2008

Teoria da Regressão das Espécies

Baseado em uma história real:

- Vem ver isso, é sério! - Disse a irmã em frente à tela do computador.
- O quê, o site da UOL? Grande coisa, eu entro nele todo dia.
- Não, olha só! Lê aqui, nesse quadrado bege.
- Deixe-me ver: "Policial analisa macaco que possibilitou o roubo do MASP"
- Incrível, não? Um macaco roubou o MASP! E olha só essa foto. Tudo bem, não tá numa definição muito boa, mas eu acho que aquilo do lado do policial é o macaco numa gaiola.
- Olha, ou esse macaco é muito inteligente ou a segurança do MASP é mesmo uma bosta.
-Você não percebe? Aqui está toda a prova que a humanidade precisou. Todas as dúvidas sobre o verdadeiro desenvolvimento do homem, se ele realemente veio do macaco, está tudo aí.
- Ai, lá vamos nós de novo...
- Pensa: Se um macaco pode roubar um museu, significa que ele tem o mesmo poder de raciocínio que um ser humano, ou seja, o desenvolvimento realmente ocorreu, e convenhamos, foi mais físico que intelectual, pois tanto homem como macaco têm a mesma idéia de roubar.
- É, até que você tem razão...
- E pensa, o macaco é realmente como nós. Ele rouba museus, vive em grupo, vai à Lua...
- O quê? O macaco que foi até a Lua foi o mesmo que roubou o MASP?
- Não, sua tonta. Eu estou generalizando, e como o homem veio do macaco, é como se um macaco "mais desenvolvido" tivesse ido à Lua, entende?
- Hum...não muito bem, pra ser sincera.
- Você vê as coisas de forma muito limitada.
- Mas olha só: Porque um macaco roubaria uma obra de um museu se ele não conseguiria trocá-lo depois por uma moeda que ele usasse, já que, sinceramente, o máximo que ele poderia fazer é trocar o quadro por um cacho de bananas bem maduras.
- Touché. Você tem razão. Bom, vamos ler a matéria inteira: "De acordo com um policial civil, um macaco hidráulico e um pé-de-cabra foram as ferramentas usadas pelos criminosos para invadir o Museu de Arte de São Paulo (Masp) na madrugada desta quinta-feira (20). Os ladrões levaram uma obra de Picasso e uma de Portinari. O circuito interno de TV filmou a ação, que durou três minutos, segundo a assessoria de imprensa do Masp..."
Segundos de silêncio e decepção rondaram o quarto.
-É...talvez eu tenha exagerado um pouco.
-Só você mesmo, viu? Confundir um macaco hidráulico com um chipanzé.
-Ah, você tem que admitir que na foto parece um macaco.
- Querida: a foto é um borrão! Se você descobrir a solução de mais algum problema mundial, estarei no meu quarto lendo "gloss".

E ambas voltaram as suas rotinas, enquanto alguns babuínos planejavam um novo ataque terrorista aos EUA.

2 comentários:

* Mariana disse...

Texto viajante, porém, excelente.rs
Esse texto me lembrou Veríssimo.
Mas compartilho a teoria de um amigo. Quem inventou o Orkut, roubou o Masp, foi até a lua foi o Cérebro, do "Pinky e o Cérebro".

Anônimo disse...

Eu cai na história do macaco, aliás, todos nós.